Enem 2025

Candidatos falam sobre segundo dia de provas

Após realização de prova do Enem, manauaras falaram das impressões e expectativas com o resultado

Lucas Motta
16/11/2025 às 17:11.
Atualizado em 16/11/2025 às 17:11

Estudantes começaram a deixar as salas onde foram aplicadas provas do Enem na Nilton Lins, zona Centro-Sul de Manaus (Lucas Motta)

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a deixar as salas de aplicação na Universidade Nilton Lins, em Manaus. A prova deste domingo (16), teve 90 questões divididas entre Ciências da Natureza e Matemática. O resultado será divulgado em 16 de janeiro

Estudantes começaram a deixar as salas onde foram aplicadas provas do Enem na Nilton Lins, zona Centro-Sul de Manaus

 A partir das 15h30, horário de Manaus, os candidatos deixaram um dos mais movimentados locais de prova da capital, na Zona Centro-Sul da cidade sem intercorrências. O primeiro horário foi destinado para quem já havia terminado o gabarito e optou por não levar o caderno de provas, liberado apenas para os concorrentes que deixaram as salas a partir das 18h. 

Entre as diversas realidades dos vestibulandos está a de quem usou o exame como forma preparatória, como Miguel Silva, de 17 anos. Ele cursa o segundo ano do Ensino Médio e deseja se matricular em algum curso da área de tecnologia. Na primeira experiência no Enem disse que se surpreendeu com o cansaço que a prova implica sobre os candidatos. 

“Vou precisar mais a parte de matemática, e em geral. Fazer mais exercícios, ler mais livros. Foi a primeira vez, então já vou começar a estudar agora nesse final de ano mesmo”, comentou.

Miguel Silva tem 17 anos e fez a prova para pegar experiência

 Teve também quem aproveitou a primeira oportunidade de realização do Enem para concorrer a uma vaga no Ensino Superior. É o caso do estudante Marcus Vinícius. Ele também achou a prova desafiadora, mas está com boas expectativas por um lugar no curso de jornalismo. Ele possui um canal de jogos no YouTube e surgiu de lá a paixão pela comunicação. 

“Eu tenho meu canal e comecei recentemente. Quando gravo, não falo apenas, mas explico sobre os jogos. Acho que o jornalismo é uma profissão honrada e muitos deveriam cursar. A gente fica por dentro da notícia, o que está acontecendo na COP 30, por exemplo”, comentou.

Marcos Vinícius foi um dos candidatos que realizou a prova na Nilton Lins

 Além dos estreantes houve também “velhos conhecidos” do exame. Um deles foi o universitário Antônio Lemos. Ele tem 60 anos, é formado em Letras, cursa Neuropsicopedagogia e agora tenta Enem de novo, mas para cursar Psicologia. Sobre a idade, ele diz que enquanto houver oportunidade, não pode ficar parado. 

“Nesta vida você tem sempre que ter objetivos a serem alcançados. É isso o que te motiva a lutar pela vida, se você não tem futuro, parou de viver. Enquanto há vida, há esperança e nessa esperança de novas conquistas que a gente tem que andar”, disse.

Aos 60 anos, Antônio Lemos sonha em cursar psicologia

 Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 110.842 candidatos se inscreveram para a prova no Amazonas. Deste total, 42.773 são alunos da Rede Pública Estadual. Este segundo dia de provas vai até 18h30, horário de Manaus. As notas serão divulgadas no dia 16 de 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por