ESPECIAL EDUCAÇÃO

Em expansão: Fametro está presente nos quatro cantos da cidade

Além das unidades no interior, instituição chega a outros estados

Robson Adriano
Especial para A Crítica
04/11/2024 às 10:38.
Atualizado em 04/11/2024 às 10:38

Fametro dispõe de quatro modalidades para atender os discentes. (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

No mercado de educação há 22 anos, o Centro Universitário Fametro (Ceuni Fametro) se consolida em todas as zonas da cidade de Manaus, com a chegada da unidade no bairro da Compensa, zona Oeste da capital, em 2025. A projeção de expansão da instituição de ensino para o ano que vem inclui também a implementação do curso de Medicina nos municípios de Parintins e Tabatinga, no interior do Amazonas, além das capitais Boa Vista (RR), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belém (PA).

A pró-reitora acadêmica do Ceuni Fametro, Cinara Cardoso, declarou que a inauguração da nova unidade zona Oeste, prevista para fevereiro do próximo ano, cumpre com o objetivo de levar educação para todas as zonas da cidade e tornar o ensino mais próximo e acessível. 

“Alcançamos todas as zonas de Manaus. Esse é um dos objetivos e compromisso do Ceuni Fametro: levar a educação para todos os bairros da cidade. Fazendo com que a instituição fique cada vez mais próximo da população”.

Pró-reitora acadêmica do Ceuni Fametro, Cinara Cardoso. (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

De maneira pioneira, o grupo Fametro faz um movimento inverso das demais universidades ao sair de Manaus para implementar o curso de medicina fora do estado do Amazonas. 

Quatro modalidades

O Ceuni Fametro dispõe de quatro modalidades para atender melhor os discentes: presencial, semipresencial, educação à distância (EAD) e híbrido, disponível para os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina e Fonoaudiologia. São formas flexíveis para que o aluno siga na jornada acadêmica. 

“Na híbrida são duas aulas presenciais e três em EAD. Dessa forma, o aluno tem a vivência mesmo que não disponha de tempo para cursar na modalidade presencial”, detalhou Cardoso.

São formas flexíveis para que o aluno siga na jornada acadêmica. “Na híbrida são duas aulas presenciais e três em EAD. Dessa forma, o aluno tem a vivência mesmo que não disponha de tempo para cursar na modalidade presencial”, detalhou Cardoso.

Atenta ao mercado de trabalho o Ceuni Fametro possui cursos de formação tecnológica, para atender a demanda desses profissionais em Manaus. “Hoje é uma demanda muito grande. Temos seis cursos dentro dessa área, mais de 2.500 alunos matriculados e com mais de 90% desses alunos estão empregados dentro dessas áreas. É uma carência muito grande de mão de obra na área de tecnologia”, explicou a pró-reitora acadêmica.

O Grupo Fametro começou a atuar na capital amazonense na educação básica e duas décadas depois passou a atender a educação infantil. “A primeira área de atuação do Grupo Fametro foi na educação básica. Nós começamos primeiramente com a escola. Agora estamos atendendo a educação infantil até o ensino médio. E temos também a FametroTec que atende o técnico e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje temos mais de 6 mil alunos dentro do curso técnico”, disse Cinara.

Diferencial no ensino

Fametro começou a atuar, em Manaus, a educação básica, há 20 anos. (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

A pró-reitora acadêmica destacou que o diferencial metodológico do grupo é incentivar, por meio de projetos e aulas práticas, a interação dos alunos com a comunidade onde atuarão como profissionais formados. 

“É levar os alunos às comunidades. Com isso vão praticar o que aprenderam em sala de aula. Além disso, tem o impacto social, de verificarem como é a realidade da comunidade que muitas vezes são carentes de serviços básicos”, avaliou Cinara.  

Os alunos contam com plataformas de ensino e laboratórios digitais. “Temos plataformas de bibliotecas digitais que facilita o acesso de livros aos aluno pelo celular. Temos plataformas do ‘Paciente 360’ e também os presenciais. E cada vez utilizamos o laboratório realístico para que o aluno tenha a dimensão da prática. O curso de Medicina, por exemplo, desde o primeiro período esse aluno está na prática. E cada vez mais estamos utilizando a metodologia ativa”, pontuou Cardoso. 

Faculdades, unidades e polos educacionais

Instituição possui seis cursos na área tecnológica, com mais de 2, mil alunos matriculados. (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

 O Grupo Fametro possui faculdades nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Manacapuru e nas cidades de Santarém (PA) e Boa Vista (RR). 

Quatro unidades em Manaus situadas no Nova Cidade, zona Leste, Cachoeirinha e Tabatinga (AM). Seis polos em outros estados do Brasil, sendo Vilhena (RO), Ulianópolis (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Itajaí (SC).

E 27 polos pelo interior do Amazonas: Urucará, Tapauá, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Novo Aripuanã, Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Maués, Manicoré, Manaquiri, Itapiranga, Iranduba, Humaitá, Fonte Boa, Codajás, Careiro, Caapiranga, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Beruri, Benjamim Constant, Barreirinha, Autazes e Anori.

“A Fametro criou essas faculdades com o objetivo de levar os cursos presenciais, que muitas vezes eram considerados de elite. Imagine chegar nessas cidades com o curso de Direito, Enfermagem e Psicologia. E são profissionais difíceis de encontrar nessas cidades. Nós temos a oportunidade de ofertar cursos para toda essa população sem que haja êxodo e dependência da capital. E com isso contribuímos para a permanência desse profissional na própria cidade”, destacou Cinara.

Alunos tem formas flexíveis para que possa seguir na jornada acadêmica. (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

Processo Seletivo

 É possível ingressar no Ceuni Fametro de quatro formas: vestibular, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência e portador de diploma. A primeira mensalidade está no preço de R$ 199, 90 para os cursos presenciais (exceto Medicina). E na modalidade EAD começam em R$ 59,90. 

O vestibular está aberto e as inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. “Que a gente possa oferecer e contribuir para que essa pessoa mude sua condição social. Esse é o nosso objetivo: mudança na vida das pessoas”, finalizou a pró-reitora acadêmica. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por