Alunos do Centro Educacional Adalberto Valle mostram releituras criativas e desenvolvem habilidades literárias desde a Educação Infantil
Os alunos apresentaram releituras e produções literárias durante a Mostra que reuniu pais e responsáveis da Educação Infantil (Foto: Jeiza Russo)
Entre páginas reinventadas, histórias de reflexão e mundos reconstruídos pela criatividade e imaginação, os alunos do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV) - Unidade Centro vivem, no cotidiano escolar, o incentivo à leitura. Mas este exercício vai além: os alunos também dão voz às próprias histórias na Mostra Literária da Educação Infantil
Do Maternal ao 3º Período, reunindo livros clássicos, contemporâneos e paradidáticos, as turmas mergulharam em releituras. O resultado é um projeto que une criação, leitura e sensibilidade, inspirando narrativas que despertam imaginação, autonomia e pensamento crítico desde cedo.
Para a professora e coordenadora pedagógica Acácia Regina de Araújo, o maior objetivo de uma formação leitora no Centro Educacional, bem como o das mostras literárias, é o de formar um aluno em todas as suas capacidades, competências e habilidades, pautados nos pilares da educação.
Entre as atividades extracurriculares está o xadrez, que desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e a memória dos alunos
Nesse percurso de ensino-aprendizagem, os livros e a leitura são companheiros inseparáveis na formação dos alunos, contemplando temas cotidianos, atuais e interligados com a realidade, como a COP30, realizada em Belém.
“A educação CEAV é uma educação contextualizada. Por exemplo, este ano o tema da Campanha da Fraternidade é ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, tratando sobre o cuidado com a natureza, com a nossa casa-comum: o planeta Terra. Nossa escola não fica de fora, pois temos que preparar as crianças para o que vai vir”, detalhou.
Gêneros Literários
A literatura no Adalberto Valle contempla os mais diversos gêneros literários, que vão desde literatura brasileira, paradidáticos, clássicos, infantis, contos, crônicas, poesias, romances, a tantos outros gêneros que a escola trabalha.
“Durante o ano trabalhamos todos os gêneros literários, que tenham um objetivo, um valor. Na lista de materiais, pedimos para os pais comprarem três livros para cada criança e, durante o ano, eles trabalham de oito a dez livros, porque vamos pedindo o que temos na biblioteca e vamos acrescentando”, salientou a pedagoga.
Relação Família-Escola
Ao acompanhar as produções, vivenciar as releituras e celebrar cada conquista de seus filhos, as famílias reforçam o vínculo afetivo e estimulam a confiança das crianças, tornando-se parceiras essenciais no desenvolvimento acadêmico e no despertar para o universo da leitura.
“O nosso objetivo é que o pai também faça parte. Porque a gente cuida da sementinha (da criança). E os pais têm que estar em consonância do que a criança está aprendendo, pois todos estamos falando a mesma linguagem: a nossa sementinha se transforma em uma plantinha frutificada”, destacou a coordenadora pedagógica.
A robótica educacional aprimora habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas
Os benefícios da leitura
Na educação infantil, a leitura atua como auxiliadora no desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da autonomia intelectual. Ao explorar histórias, as crianças ampliam a capacidade de interpretar o mundo, fortalecem vínculos afetivos e constroem as primeiras bases do pensamento crítico.
A mãe garante os benefícios da literatura na vida de seu filho, bem como no desenvolvimento de altas habilidades, na leitura, na escrita e nas relações intra e interpessoais.
“Em casa nós estimulamos também e todos os dias ele pega um livro, mesmo que a gente não peça. Sempre observamos ele lendo e é uma forma de saber que ele está motivado. E hoje eu fiquei muito emocionada por ver meu filho com o texto que ele escreveu, é gratificante. Temos orgulho por ele e ele também tem por ter escrito”, terminou Simone do Nascimento.
Eventos
A Unidade Centro do Adalberto Valle, a que deu início a trajetória de sucesso do Centro Educacional há mais de 60 anos, atende a Educação Infantil (Maternal ao 3° Período), Ensino Fundamental I (1° ao 5° Ano) e Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano). A Mostra Literária é um dos grandes eventos que são trabalhados pela equipe da escola ao longo do ano, como forma de desenvolver todas as potencialidades de cada aluno e aluna.
A escola desenvolve ainda a Mostra Literária, Ações Sociais, o Bazar CEAV, onde os próprios alunos levam seus itens para serem comercializados dentro do ambiente escolar com a supervisão da equipe educacional, Jogos Franciscanos e Jogos Francisquinhos, Feira do Livro, Gincana Bíblica e as tradicionais festas do Dia dos Pais e Dia das Mães.
Para além destas atividades e dos componentes curriculares, a escola também contempla atividades extracurriculares, como capoeira, recreação, ballet, xadrez, robótica educacional, produção literária, musicalização, oficina de matemática e língua portuguesa.
Citando o teórico Edgar Morin, a coordenadora explicou que a proposta educacional do CEAV não segrega o conhecimento em ilhas, mas interliga um ao outro, formando conexões com todas as áreas.