ESPECIAL EDUCAÇÃO

Uninorte 'Ubíqua': aprendizagem com professores de todo o Brasil

Instituição completa 30 anos de atuação no Amazonas, com 75 mil egressos

Robson Adriano
Especial A Crítica
04/11/2024 às 14:28.
Atualizado em 04/11/2024 às 14:28

São mais de 80 cursos de graduação presencial, pós-graduação e EAD (Foto: Divulgação)

A Uninorte segue em destaque no mercado de ensino superior pela inovação, excelência, compromisso social e ambiental. Com o olhar no futuro, o centro universitário proporciona uma experiência inovadora na formação dos alunos por meio do Projeto Ubíqua, sistema de aprendizagem em que o aluno  tem a oportunidade de assistir aulas com professores locais e de todo o Brasil, assim como participar de  projetos de valores que potencializam o currículo e se tornam um diferencial para o mundo de trabalho.

Os programas exclusivos, inéditos e inovadores do Projeto Ubíqua foram desenvolvidos como espaços de ensino-aprendizagem contemporâneos para levar conhecimento a toda parte, em tempo integral. Isso quer dizer que o aluno tem acesso a um ambiente totalmente preparado para ampliar estudos e desenvolver aptidões. São projetos inovadores que o sistema dispõe para o acadêmico no quais ele se torna protagonista, como o Ensino Híbrido, o Projeto Sponsor, o Navega, o Ser + Empreendedor, o PhD Compartilha, o Notável Mestre, o Singular Tech School, o Acelera Enade, o Ser Experience e o OAB Digital.

“Todos os projetos do Ubíqua são diferenciais e estratégicos. Não somente para a instituição, mas sobretudo para a formação diferenciada do aluno, declarou o reitor da Uninorte”, Iyad Amado.

Além do Ubíqua, a Uninorte dispõe aos acadêmicos mais duas plataformas digitais para desenvolver competências: o Peixe 30 e o Uninorte Play, um serviço de streaming gratuito do próprio centro universitário.

“Nós temos um streaming educacional. São vário vídeos sobre questões relacionadas a educação. Vídeos com temas gerais e específicos da área de formação do aluno. Temos um sistema de aprendizagem muito robusto que é o nosso diferencial competitivo nacionalmente. Nós fazemos parte do grupo Ser Educacional que é um dos maior do país”, pontuou o reitor.

Na plataforma Peixe 30, o aluno Uninorte tem a oportunidade de desenvolver habilidades e competências. “O aluno pode gravar um vídeo dele próprio se apresentando, enquanto profissional. Nessa plataforma esse acadêmico tem a possibilidade também  de realizar seu mapeamento comportamental. “Temos ferramentas nesse ecossistema educacional que nos diferenciam na qualidade  da aprendizagem do aluno. Desta forma, o nosso foco não é só o ensino, mas sobretudo a aprendizagem”, destacou Iyad.

Aluno Uninorte desenvolve habilidades e competências (Paulo Bindá/A Crítica)

TRÊS DÉCADAS

Nesse ano, a Uninorte completou 30 anos de atuação no estado do Amazonas com, aproximadamente, 75 mil egressos e desde 2019 integra o grupo Ser Educacional. O reitor avalia que a Uninorte é uma marca com alta credibilidade e, segundo ele, oito em cada dez alunos que se forma na instituição estão atuantes no mercado de trabalho. “Uma instituição permanecer trinta anos no mercado é um feito muito importante. As pessoas possuem tanta  confiança na Uninorte, que indicam e trazem outras pessoas para nossa Instituição”, disse.

Para além de profissionais de excelência, a Uninorte é uma marca regional e celebra o compromisso com a Amazônia. “Somos uma instituição que tem um compromisso social muito forte. Nossos projetos sociais e ambientais são reconhecidos mundialmente pela Organização das Nações Unidas - ONU. Temos uma preocupação e dedicação muito forte na formação dos nossos alunos, sem esquecer do papel social. É justamente conscientizar os alunos sobre o seu papel social nas mudanças que precisamos para o mundo”, frisou Iyad Amado.

Matrícula

 A Uninorte prepara uma campanha de matrículas a partir de 1º de novembro, com a possibilidade de bolsas de estudo de até 70% em todo o curso de graduação. O reitor avalia positivamente o ano de 2024 para a instituição.

“Atingimos as nossas metas nesse ano graças ao trabalho e empenho de todos os colaboradores. Nesse ano fizemos 30 anos. E isso nos deixa muito felizes em função de que estamos plantando sempre o desenvolvimento do Amazonas, por meio da educação; 2025 será um ano incrível e estamos trabalhando para isso”, finalizou o reitor.  

Ampla estrutura  para os discentes e docentes

Uninorte possui espaços para práticas acadêmicas (Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)

A Uninorte possui mais de 100  espaços para práticas acadêmicas. A instituição é a única em  todo o Amazonas que possui um  Hospital Veterinário, além da clinicas de fisioterapia, psicologia, odontologia, análises clínicas e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

“Todos esses lugares são propícios para práticas que desenvolvem habilidades e competências diferenciadas. Os laboratórios são os mais modernos da nossa cidade e os mais bem equipados. Temos simuladores que foram utilizados para treinamento de profissionais de saúde, durante a pandemia da Covid-19. Isso mostra o quanto investimos em infraestrutura”, destacou o reitor

Instituição é a única no Amazonas a possuir um hospital veterinário (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

São mais de 100 cursos de graduação presencial, pós-graduação e EAD, com aulas práticas, pontuou Amado.

 >> Sigificado

A palavra Ubíqua vem termo ubiquidade significa estar em toda parte e é inspirada na Computação Ubíqua, criada pelo cientista de informática norte-americano, Mark Weiser.

  

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por