Corrida de rua

Manaus recebe meia maratona das Flores neste domingo (15)

Prova de 21km, e também nas distâncias de 5 e 10km, deve reunir 1.400 atletas, na Avenida das Torres, e serve como preparação para a Maratona de Manaus

Jéssica Santos
craque@acritica.com
14/12/2024 às 10:44.
Atualizado em 14/12/2024 às 10:56

O evento, um dos últimos do calendário de corridas de Manaus, em 2024, promete ser um belo “treino para os próximos objetivos dos atletas amazonenses (Foto: Divulgação)

No próximo domingo, dia 15, acontece a 1ª edição da Meia maratona das Flores, evento que deve reunir cerca de 1.400 atletas, que correrão as distâncias de 21km, 10 e 5km. A largada e chegada será na Avenida Governador José Lindoso (Av. das Torres), às 5h, a meia maratona, e às 5h30, as distâncias de 5 e 10km.

O evento, um dos últimos do calendário de corridas de Manaus, em 2024, promete ser um belo “treino” para os próximos objetivos dos atletas amazonenses que almejam as distâncias maiores nas corridas de rua. De acordo com o James Júnior, realizador da prova, da To Goal Sports, a corrida foi pensada para o final do ano, como evento preparatório para os atletas que querem correr a Maratona de Manaus, no ano que vem.

“Como teremos a Maratona de Manaus, em abril do ano que vem, a gente percebeu um público que está treinando e buscando manter o seu ciclo, então fizemos uma pesquisa e vimos a viabilidade de fazer a meia maratona agora em dezembro”, limitando a prova a 1.400 pessoas, explica James. “É um novo percurso, uma nova área, um novo formato, no mês de dezembro que é um mês um pouco complexo de logística, com muita festa, muita confraternização. Então é mais focado no ciclo dos atletas que estão perto de correr as longas distâncias”, ressalta.

Franciane Mendes, grande campeã das corridas de rua de Manaus e de todo o Brasil, já correu diversas maratonas e meias-maratonas em 2024, e também estará abrilhantando a Meia maratona das Flores, e explica que para ela, a prova também será um treinamento de luxo, neste fim de ano, mas para outro desafio:

“Vou fazer a Meia das Flores como finalização da minha preparação para a São Silvestre. Como o ano já está acabando, estou usando essas provas para treinar e, se Deus quiser, chegar muito bem à São Silvestre”.

Investimentos em médias e longas distâncias 

James conta que observou que Manaus só tinha provas de 5 e 10km e entrou para o “mercado das provas esportivas”, para realizar médias e longas distâncias.

“Antes, quem queria evoluir nas distâncias, tinha que ir correr fora do Estado, então buscamos esse desenvolvimento, que vem dando certo,e as pessoas vão migrando,com o passar dos anos e da criação dos eventos. Então para que eu tenha atleta nos 42km, eu preciso fazer provas de 21km, para que ele se adapte e possa evoluir. Daí as provas intermediárias fazemos em trilha. Percurso de 30, 28, 25, ou um pouco maior até a outra maratona”, explica.

Além disso,James disse que as distâncias maiores atraem corredores de fora do Estado.

“A gente traz para Manaus muitos atletas de outros estados, né? E de outros países também! Que querem ter a experiência de vir correr na nossa Região e buscam viajar somente para essas distâncias. Por exemplo, nessa prova de dezembro, a gente tem 18 estados presentes na prova, com algum representante, então apesar de ser uma divulgação pequena, uma prova local e pra atingir um público que está treinando para os 42, mesmo assim, a gente conseguiu atrair atletas de outras localidades para correr aqui conosco”, concluiu.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por