Histórico vitorioso

Nadadora amazonense vai a Vitória (ES) para manter a liderança na Copa Brasil de Águas abertas

A nadadora Kathleen Manoela, atual líder do ranking brasileiro, vai competir a prova dos 5km no sábado (19) e a prova dos 2.5km, no domingo (20).

Jéssica Santos
craque@acritica.com
19/10/2024 às 11:07.
Atualizado em 19/10/2024 às 11:07

(Foto: Divulgação)

Kathleen Manoela, nadadora do Instituto Pedro Nicolas, está pronta para mais um desafio: a 12ª etapa da Copa Brasil de Águas abertas, que acontece neste final de semana, nos dias 19 e 20 de outubro, em Vitória - ES.

A nadadora que lidera o ranking nacional da modalidade na categoria Absoluto também está invicta, ou seja, venceu todas as provas no ano, mas precisa seguir marcando presença no circuito e vencendo “para somar mais pontos, porque ainda faltam três etapas, esta e mais duas, e conquistar o título”, afirma o seu técnico, Leandro Freire.

(Foto: Divulgação)

Com seu histórico vitorioso, Kathleen chega à Copa Brasil como a favorita e disse que suas expectativas estão altas: “espero conseguir aplicar tudo o que aprendi e escutei do meu técnico; sei que será uma prova incrível”, enfatiza.

Freire conta que a preparação da sua atleta “foi muito dura, com muito trabalho aeróbico, de resistência”, e que Kathleen tem se mostrado uma nadadora muito talentosa; disse que seu objetivo são as provas de águas abertas, mas que ela também compete e tem objetivos em piscina também, sendo a atual recordista absoluta do Amazonas na prova dos 1.500 metros nado Livre, e vai competir também a Copa Pacífico (Sul-americano) de natação em piscina, na Bolívia, em novembro.

(Foto: Divulgação)

Kathleen também afirma que a sua preparação não foi nada fácil. “A preparação para as águas abertas é completamente diferente da preparação para piscina. Dependendo da fase do treino que estamos, tem fases em que não estamos bem e tem fases em que estamos muito bem. É bem difícil manter uma constância nas duas modalidades ao mesmo tempo, são metragens diferentes e preparações diferentes. Tem que ter bastante resiliência e persistência”, finaliza.

Falta de patrocínios

Kathleen, apesar dos seus resultados nacionais, ainda não tem patrocinadores, tendo somente seus pais como seus apoiadores. Para ela, falta uma cultura de apoio ao esporte no Amazonas.

“Se o Estado tivesse, por exemplo, um programa para ajudar atletas de alto rendimento… Quem sabe? Até tem o bolsa atleta, só que existe toda uma burocracia pra entrar; alguns atletas são aceitos, outros não. Se o Estado realmente se interessasse pela prática esportiva, esses problemas financeiros, de vários atletas, não existiriam”, conclui.

Principais títulos da atleta

Campeã Absoluta da Travessia Almirante Tamandaré - 2021
2 medalhas de bronze em Campeonato Brasileiro de Águas abertas – 10km – 2022

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por