NOVOS LARES

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente dois primatas de Manaus para o RJ e Minas Gerais

Após resgate e visando a conservação da espécie, uma fêmea de macaco-aranha-de-cara-vermelha seguiu para o Santuário Onça Pintada, em Minas Gerais, e um sauim-de-coleira foi acolhido pelo Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ)

acritica.com
03/02/2026 às 09:11.
Atualizado em 03/02/2026 às 09:11

O sauim-de-coleira foi acolhido pelo Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), já fêmea de macaco-aranha-de-cara-vermelha seguiu para o Santuário Onça Pintada, em Minas Gerais (Fotos: Divulgação)

Dois primatas resgatados na Amazônia cruzaram o país em uma ação conjunta de conservação da fauna silvestre e agora iniciam uma nova etapa de vida. Com o apoio do Avião Solidário da LATAM, um sauim-de-coleira, espécie criticamente ameaçada de extinção, foi transportado gratuitamente de Manaus para o Rio de Janeiro, enquanto uma fêmea de macaco-aranha-de-cara-vermelha seguiu para Minas Gerais. A operação contou com a coordenação do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas-AM), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O transporte aéreo foi essencial para garantir o bem-estar dos primatas durante o deslocamento. Por meio do Avião Solidário da LATAM, o tempo de viagem entre Manaus, Rio de Janeiro e Minas Gerais foi significativamente reduzido, evitando trajetos terrestres que poderiam durar quase três dias de deslocamento contínuo - e minimizando o estresse dos animais.

DO RESGATE À CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

O sauim-de-coleira, espécie endêmica da região de Manaus e uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, desembarcou no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (30/1) e passou a integrar o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), instituição também vinculada ao Plano de Ação Nacional (PAN). Encontrado abandonado e ferido em uma área do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Resgatado em junho de 2025, foi encaminhado ao Cetas-AM, onde recebeu cuidados veterinários. Após o período de recuperação, foi considerado apto a iniciar uma nova fase da vida, contribuindo para a conservação da espécie.

O sauim-de-coleira teve que passar por cirurgia de remoção de uma das patas dianteira. Ele foi abandonado ferido antes de ser resgatado e levado para o Rio de Janeiro

 O programa Avião Solidário da LATAM também viabilizou o transporte de uma fêmea de macaco-aranha-de-cara-vermelha, espécie amazônica que, embora não esteja ameaçada de extinção, consta na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites). O animal desembarcou em Minas Gerais na quinta-feira (29/1), após ter sido resgatado em maio de 2025 e encaminhado ao Cetas-AM. Mantida em cativeiro doméstico como animal de estimação, agora, passa a viver no Santuário Onça Pintada, criadouro conservacionista localizado no estado.

Sempre que viável, após análises de biólogos e veterinários, os animais descendentes dessas espécies são preparados para futura reintrodução à natureza, contribuindo para a preservação da fauna brasileira. Ambos os indivíduos no momento podem contribuir com a conservação ex situ da espécie.

AVIÃO SOLIDÁRIO: 14 ANOS CONECTANDO VIDAS

Com 14 anos de atuação, o Avião Solidário já transportou no Brasil:

  • 868 toneladas de cargas em apoio humanitário;
  • 4,6 mil animais em ações de conservação;
  • 282 milhões de vacinas contra a Covid-19.

Somente em 2025, o programa transportou 48 toneladas de doações e 835 voluntários.

O programa mantém parceria com organizações como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns, ASBRAD, Agência ABC e Instituto Comida e Cultura.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por