Afirmação é da superintendente da Polícia Federal, Danielle Mady, que firmou um compromisso com a busca da verdade
Foto: Paulo Bindá
A amazonense Danielle de Meneses Oliveira Mady, que tomou posse como nova superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) na manhã desta quarta-feira (11), afirmou que o órgão atuará “com rigor e seriedade” na segurança das eleições 2026, com ênfase no combate à desinformação e corrupção eleitoral.
A fala foi proferida durante a cerimônia de posse, que aconteceu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
“Continuaremos sendo firmes no combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Práticas nefastas que empobrecem a nossa gente e impossibilitam seu acesso a direitos básicos e existenciais. [...] A Polícia Federal seguirá pronta, garantindo com rigor e seriedade a segurança das eleições, atuando no combate à desinformação e, principalmente, no combate à corrupção eleitoral”, afirmou.
Durante seu discurso, Mady salientou que a superintendência no Amazonas seguirá alinhada com as diretrizes do órgão central, em ações de combate às facções criminosas e ao tráfico transnacional de drogas e de armas, que se valem da aterrorização, da vulnerabilidade social e isolamento geográfico do Estado.
“Trabalharemos com muita ênfase para a prisão e descapitalização dos financiadores de organizações criminosas que usurpam as nossas riquezas e tentam suprimir das populações tradicionais e das futuras gerações o direito à interação com a natureza e à extração de sua subsistência de nossos rios e florestas”, salientou.
A nova superintendente da PF no Amazonas destacou não apenas o fortalecimento das ações de segurança na região, mas também firmou o compromisso de combater e desarticular redes de exploração sexual infantil, reforçando a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes.
“Atuaremos fortemente para desarticular redes de exploração sexual infantil, que violam nossas crianças e lhes retiram o direito à inocência e à pureza”, frisou.
Novos investimentos da PF no Amazonas
Em sua posse, a nova superintendente da PF-AM destacou os novos investimentos no Estado, chamando atenção para a Base Norte da Coordenação de Aviação Operacional (Caop), inaugurada nesta terça-feira (10) em Manaus, e para as novas Delegacias de Polícia Federal no Amazonas em Humaitá e Tefé.
“A Base Norte da Caop garantirá mobilidade e diminuirá sensivelmente as barreiras logísticas em nosso Estado. No mesmo sentido, foram recentemente criadas as Delegacias de Polícia Federal em Humaitá e em Tefé, que ampliarão nossa capacidade de enfrentamento ao crime organizado no interior do Estado”, destacou.
A instalação da Base Norte e das novas delegacias responde à necessidade de ampliar a presença policial em pontos estratégicos do interior da Amazônia. Com essa nova estrutura, a PF-AM um reforço decisivo para enfrentar o crime organizado em nível nacional e transnacional, além de intensificar o combate aos delitos ambientais.
Para o diretor-executivo da PF, William Marcel Murad, o funcionamento da segurança pública requer integração e cooperação entre os órgãos de segurança e ressaltou que a implementação de bases e delegacias no estado se deu a partir de programas de gestão de fronteiras.
“São necessárias parcerias sólidas e ações concretas capazes de fortalecer os órgãos de segurança e as relações interinstitucionais. [...] Foi dado início à elaboração de planos de ações específicos para cada região de fronteira, que consistem em diagnósticos detalhados, acompanhados de projetos que prevêem ações, estrutura e recursos necessários para o aprimoramento da atuação da PF nas fronteiras do país”, ressaltou.
Durante a cerimônia, Murad anunciou ainda o início do curso de formação profissional de 600 novos agentes da Polícia Federal e reconheceu a importância feminina em cargos de liderança.
“Pela primeira vez na história da PF contamos com 3 diretoras mulheres e com 8 superintendentes regionais, um marco que contribui de forma decisiva para os excelentes resultados alcançados até aqui. A presença feminina qualificada e crescente é fundamental para uma instituição mais diversa, moderna e eficiente”, concluiu o diretor-executivo da PF.
Mady também reconheceu o comprometimento e experiência do efetivo humano da PF no Amazonas, que contribuem para a atuação exitosa do órgão no Estado.
“Na segurança pública, assim como na vida, nada se constrói sozinho. E nesta jornada, contamos com um time experiente e comprometido de todo o efetivo da superintendência da PF-AM. Segurança Pública é uma responsabilidade compartilhada. Integração não é retórica, é estratégia. Nesta pauta, não há espaço para vagares ou disputas de ego”, terminou Mady.