VÍDEO 'DESCARTADO'

CASO BENÍCIO: Delegado diz que vídeo da defesa não altera investigação da morte da criança

Material apresentado pela médica aponta falha em sistema do hospital, mas polícia mantém foco na análise da prescrição da adrenalina

Jeysy Xavier
03/12/2025 às 13:01.
Atualizado em 03/12/2025 às 13:01

À esquerda, a médica Juliana Brasil Santos; à direita, o delegado Marcelo Martins, responsável pela investigação da morte do menino Benício (Fotos: Reprodução e Jeiza Russo/A CRÍTICA (Delegado))

O delegado Marcelo Martins afirmou que o vídeo apresentado pela defesa da médica Juliana Brasil Santos não muda a linha de investigação da Polícia Civil sobre a morte do menino Benício Xavier, de 6 anos. O material, entregue durante depoimento da médica, tenta demonstrar falhas no sistema eletrônico do Hospital Santa Júlia.

Juliana é investigada pela administração de adrenalina durante o atendimento à criança. A defesa sustenta que a médica prescreveu o medicamento por via inalatória, mas que, por instabilidade no sistema digital do hospital, a plataforma teria alterado automaticamente o registro para via intravenosa, alteração que só teria sido percebida “no calor do momento”.

Os advogados entregaram um vídeo que, segundo eles, demonstra problemas operacionais na plataforma de prescrição utilizada pela unidade de saúde. O delegado, porém, disse que o conteúdo não altera o direcionamento do inquérito, que segue examinando todas as versões.

O ponto central da investigação permanece sendo a diferença entre as vias de administração da adrenalina. Pela via intravenosa, o medicamento atua de forma imediata no coração e no sistema cardiovascular, sendo indicado em situações de parada cardiorrespiratória. Já pela via inalatória, a ação é localizada nas vias aéreas, com efeito muito menos intenso no organismo.

Martins afirmou que o inquérito seguirá analisando depoimentos, registros médicos e demais materiais técnicos para determinar responsabilidades no atendimento que resultou na morte da criança.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por