INCÊNDIO EM MANAUS

"Quem nos salvou foi o pedreiro": moradores relatam momentos de terror durante incêndio em Manaus

Incêndio de grandes proporções atingiu fábrica de estofados na zona Sul de Manaus; Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 20 mil litros de água e não houve feridos

Daniel Brandão
20/01/2026 às 10:16.
Atualizado em 20/01/2026 às 10:16

“Nós estávamos dormindo e, quando vimos, o fogo já estava acima da casa”, contou o autônomo Luciano Santos, de 48 anos, sobre os momentos de terror que viveu com a família, quando um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de estofados e móveis de escritório, na manhã desta terça-feira (20), na rua Tito Bittencourt, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionadas para realizar o controle, o rescaldo e impedir que as chamas atingissem outras residências próximas ao local do incêndio. Segundo informações, o fogo se alastrou rapidamente devido à grande quantidade de materiais sólidos inflamáveis e combustíveis.

“Ainda não sabemos a causa do incêndio, se foi fiação antiga ou outro material. Mas, felizmente, ninguém se feriu. Assim que recebemos a informação, de imediato deslocamos oito viaturas e 14 homens, que atuaram na ocorrência. Foram utilizados, aproximadamente, 20 mil litros de água e já estamos controlando esse incêndio”, detalhou o comandante Isaías Costa Reis, do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) do CBMAM.

Momentos de terror

O autônomo Luciano Santos, que reside em uma casa atrás do local do incêndio, estava com a esposa, a enteada e as duas netas dormindo na residência no momento do ocorrido.

“Quem nos salvou foi o pedreiro, que estava fazendo um serviço em casa, e nos avisou que estava pegando fogo. Peguei minha esposa, minhas netas e minha enteada e corremos para fora. Estava muito preocupado, porque o fogo estava começando a atingir o forro de PVC e um caibro de madeira”, relatou o autônomo.

Santos contou à reportagem de A CRÍTICA que retornou ao interior da residência após retirar a família, para tentar resfriar a parede da casa, que estava sendo atingida pelo fogo.

“Graças a Deus não houve nenhum ferido na minha família. Nós retiramos nossa cachorrinha, que estava desesperada, para ela não ficar inalando fumaça, e eu retornei lá para cima, na tentativa de resfriar a parede da casa até a chegada do Corpo de Bombeiros. Agora estou mais tranquilo porque o fogo foi controlado”, salientou.

A operação

Três caminhões auto-bomba tanque, três viaturas especializadas, duas unidades de resgate e 14 agentes do CBMAM atuaram na ocorrência. Não foram registradas vítimas no local do incêndio.

“Era um incêndio de grandes proporções. Trabalhamos com garra e muita determinação no combate às chamas. Agora estamos atuando no rescaldo, para impedir qualquer reignição. O procedimento neste momento é esse”, finalizou o comandante do 1º GBM.

Fotos: Junio Matos/A CRÍTICA

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por