Editorial

A FISCALIZAÇÃO PRECISA FUNCIONAR

Período das festas de Natal e fim de ano exigem fiscalização mais rigorosa do trânsito para evitar acidentes

acritica.com
21/12/2024 às 07:28.
Atualizado em 21/12/2024 às 07:28

Quatro morreram no acidente envolvendo um ônibus e uma carreta, no KM 138 da rodovia AM-010, na manhã desta sexta-feira (20) (Foto: Reprodução)

A proximidade do Natal pede reforço da fiscalização no trânsito a fim de prevenir e reduzir o número de acidentes nesse período cujo histórico tem sido de superar os do festejo de ano novo. O acidente ocorrido na AM 010, na sexta-feira, no quilômetro 135 Km, não é caso isolado. Quatro pessoas morreram e várias feridas gravemente feridas, quando um ônibus e uma carreta se chocaram. 

De acordo com o portal Estradas.com.br, o ônibus é um Mercedes-Benz modelo Marcopolo Paradiso R, ano-modelo 2011/2012, e está com o cronotacógrafo vencido desde outubro deste ano. Essa condição, se houvesse fiscalização, impede que o ônibus circule, mesmo assim o veículo estava operando como se normal estivesse.

Parcela dos motoristas, em Manaus, nas demais cidades e nas estradas, ignora as sinalizações, desrespeita o limite de velocidade e pode, em determinadas situações, deparasse com  chuvas intendas, naturais dessas época, buracos nas pistas. Por outro lado, alguns abusam da ingestão de bebida alcoólica e, na soma desses dados, o que fica é a disposição de assumir o risco real de acidente.

Para tantas famílias e amigos, o Natal a ser comemorado na próxima terça-feira, perdeu o  sentido. A dor da perdas de familiares é o que está sendo experimentando e, outros tantos, em sofrimento pelos feridos que lutam para viver.  É uma tragédia que poderia ter sido evitada se fossem respeitadas as regrar de dirigir nas estradas, neste caso.

Na capital, a sensação é que boa parte dos motoristas está enlouquecida e disposta a conviver com a ameaça de acidentar alguém ou ser acidentada. Os motociclistas são parte do grupo que, diariamente está envolvido em acidentes, ultrapassam  todos os limites tanto faz se transportam passageiros ou carga.
O nível de poluição nesse setor é elevado e ajuda a ampliar o de estresse. Um outro indicador desse cenário é o da violência que marca a sociedade em geral. Impacientes, raivosos e, alguns, armados, motoristas parecem que vivem em estado de guerra.

O rigor e a ampliação da fiscalização é um dos instrumentos para que quem dirige tenha a adequada atenção nessa atividade. A fragilidade do ato fiscalizador, a ausência dele ou determinados acordos que minimizam as infrações podem custar a vida humana.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por