Os bois ganharam tanta visibilidade nacional, que até colocaram a rivalidade de lado para fazer um show juntos no reality
(Foto: Emerson Cardoso - Vision Fly Drones)
Por mais que o Festival de Parintins já seja grandioso entre os seus frequentadores, foi nesse ano, durante o BBB24, que o Brasil inteiro começou a conhecer e entender melhor do que se trata o evento. Isso ocorreu, principalmente, por causa da participante Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, que despertou o interesse pela festa, cantando e dançando as toadas na frente das câmeras da casa mais vigiada do Brasil.
Os bois ganharam tanta visibilidade nacional, que até colocaram a rivalidade de lado para fazer um show juntos no reality. O que foi uma grande surpresa para todos. Mas tudo em nome do marketing, é claro. O que deu super certo. O Festival desse ano acabou sendo o maior de todos. Com todos os olhos brasileiros voltados para o norte do país, acompanhando a batalha cultural entre os bumbás.
Por causa disso, diversas marcas aproveitaram para embarcar na onda parintinense e entrar no clima da disputa. Algumas já conheciam o evento e o patrocinavam há muitos anos, outras chegaram agora na Ilha da Magia. Todas elas tiveram que se adaptar às cores de Garantido e Caprichoso. Tudo para estar mais próximos da cultura, da festa e do povo de Parintins.
A cidade, que possui cerca de 116 mil habitantes, recebeu 120 mil turistas. Mais gente que a própria população. Além disso, estima-se que o festival tenha conseguido, para cada boi, cerca de 20 milhões de reais em patrocínios de diferentes marcas como O Boticário, Coca-Cola, Brahma, Bradesco, Azul, Vivo, entre outras.
A Coca-Cola já é uma parceira recorrente do evento, tendo investido mais de 30 milhões de reais nos últimos 10 anos em ações de marketing. Outra empresa que já tem uma longa história de amor com o festival, sendo patrocinadora oficial há 22 anos é o Bradesco, com investimentos em ações e experiências de marca.
Mas o que sempre chamou mais atenção são as marcas como a Brahma, com mais de 20 anos sendo a cerveja de Parintins, celebrando perfeitamente o sentimento das torcidas, estampando e personalizando suas latas com as cores dos bumbás. Assim, durante o evento, as pessoas podem escolher comprar latas vermelhas, do boi Garantido, ou azuis do boi Caprichoso. Elas fazem tanto sucesso, que são transformadas em souvenirs.
E a Azul, que apesar do nome, também não deixou de pintar seu logo e várias partes dos seus aviões de vermelho, para poder receber os torcedores dos dois bumbás com o mesmo respeito, equilibrando os tons dos rivais do festival.
Essas são apenas algumas das marcas que participam do maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. Tenho certeza que o festival só tem a crescer e atrair cada vez mais empresas dispostas a se pintar de azul e vermelho em nome do marketing. Então, que venha Parintins 2025!