Com a pandemia do novo coronavírus, muitas coisas mudaram no mundo e uma delas foi o casamento no civil em Manaus
Meu noivo e eu ficamos surpresos quando no cartório fomos informados que a pandemia tornou os casamentos virtuais, ou seja, online por videoconferência via Zoom. A juíza na casa dela, familiares, amigos e convidados nas suas, e nós, noivos e testemunhas, na nossa casa, todos juntos numa comemoração no ambiente online.
Para Frederico, que trabalha na área da saúde e tem vivido de perto a pandemia em seu trabalho e infelizmente a dolorosa perda de muitos colegas, resultou um alívio a união virtual e uma saída mais segura. Evitaríamos contacto com outras pessoas, aglomerações e um possível contágio.
Para mim, que sou imigrante no Brasil e estou impedida de poder comemorar presencialmente com amigos e familiares porque moram em diferentes países, achei ótima a ideia. Aliás, o melhor jeito seria contar com a ajuda da tecnologia para fazer os votos, e compartilhar esse momento tão especial com as pessoas mais próximas e queridas, ainda que separadas por milhares de quilômetros de distância.
Para nossas famílias foi uma novidade. Tive que explicar várias vezes para o meu pai, tias e até meus irmãos e primos como seria realizado o casamento. Ninguém conhecia realmente como era este tipo de celebração, nem o passo a passo. Frederico e eu fomos o primeiro casamento pela Internet das famílias Rebouças Gil e Rodríguez Nunes.
Nos convites encaminhados para familiares e amigos, no lugar do endereço do local da celebração, esteve um link para uma reunião Zoom agendada pelo Registro com ID do evento e senha de acesso. Ficou até chique e original.
Dias antes usamos a plataforma para testar o espaço virtual, a conexão e a qualidade da imagem com ajuda de meus filhos Andres e Diego. Cuidamos do espaço onde estaríamos sentados frente para a câmera, das flores, taças e o champagne. Assim transformamos o casamento quase em um ‘quadro de TV’.
O Dia do “Sim”
Chegado o dia e hora agendados, os convidados foram entrando na reunião. Foi muito legal poder reunir familiares e amigos queridos da Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, pessoas que talvez nem pudessem comparecer caso a festa fosse presencialmente. Amigos que nem sabem falar português se divertiram e mandarem muitas mensagens de carinho, cumprimentos e bons desejos. Foi um momento muito emotivo e marcante, um reencontro e todos queriam falar, mas o áudio dos convidados foi silenciado ao longo da reunião para a cerimônia poder acontecer.
Então, a prova da nossa união civil virtual é a imagem de vídeo que fica salva no arquivo do cartório. É inegável que a tecnologia mudou a vida de todos e seus avanços nos auxiliam a alcançar nossos desejos, e nesse dia maravilhoso foi a troca de alianças: o sim para o amor e uma vida a dois.
Quando questionados sobre qual foi o momento mais marcante do casamento, Frederico e eu não conseguimos escolher. Tudo foi muito especial!