Não houve comunicado antecipado da parte de Fausto ao partido ou mesmo a Pauderney, com quem esteve no sábado anterior ao anúncio de que ocuparia novamente a cadeira, feito por meio das redes sociais na segunda-feira, feriado do Dia do Servidor Público.
(Foto: Divulgação)
O retorno de Fausto Júnior para a cadeira de deputado federal pelo União Brasil pegou de surpresa o suplente Pauderney Avelino, que teve que sair a toque de caixa do gabinete em Brasília. Embora os rumores da volta do titular para o cargo já se espalhassem na imprensa, não houve comunicado antecipado da parte de Fausto ao partido ou mesmo a Pauderney, com quem esteve no sábado anterior ao anúncio de que ocuparia novamente a cadeira, feito por meio das redes sociais na segunda-feira, feriado do Dia do Servidor Público.
‘Faltou ética’ - Fontes ligadas a Pauderney afirmam que faltou ética por parte do titular por não ter comunicado antes a decisão. A ida de Avelino para o Congresso foi uma articulação do governador Wilson Lima (União) para selar a paz na sigla, após a deputados eleitos entrarem em rota de colisão com Pauderney para dar a Wilson a presidência estadual.
Antes do prazo - Em teoria, o acordo seria válido até março de 2026, e durante esse tempo Fausto ocuparia vaga no secretariado do governo do Estado. A pressa da retirada dos servidores de Pauderney gerou problemas nas exonerações de servidores do gabinete e confusão nos sistemas da Câmara dos Deputados.
Confusões... - Por ainda aparecer como titular da cadeira, Pauderney Avelino foi cobrado nas redes sociais por um posicionamento sobre a escala 6x1. A situação motivou uma resposta, em que esclareceu não ter tido conhecimento do recolhimento das assinaturas da PEC até o dia que deixou o cargo. Ele reafirmou compromisso com os trabalhadores e desejou que o parlamento decida o que for melhor.
...e esclarecimentos - Fausto aproveitou a deixa e também se posicionou sobre a matéria pedindo uma “discussão profunda e responsável”. Na tarde de ontem, ele oficializou a assinatura, alegando que é essencial debater os impactos sociais e econômicos e antecipou que seria a favor, por exemplo, de uma jornada diferenciada para mães solo.
Vai assinar - O deputado federal Saullo Vianna (União), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Navegação Interior, promove hoje a partir das 8h30 o seminário “Um Ano de Realizações da Frente Parlamentar e as Perspectivas para o Desenvolvimento da Navegação Interior de Cargas e Passageiros”. O objetivo é apontar os avanços alcançados e discutir formas de aprimoramento dos sistemas de fomento à navegação no Brasil, evento que reunirá autoridades e entidades de classe ligadas ao setor.
Sem problemas - Prefeitos do interior afirmam não ver problema na mudança do estatuto da AAM desde que a alteração de fato venha a beneficiar os próximos pleitos. Ao SIM&NÃO, porém, embora reconheçam certo avanço na entidade, eles afirmam ter recorrido com frequência a consultorias próprias para conseguir recursos em Brasília, na falta de articulação da associação.
Reconhecimento - A deputada estadual Mayra Dias (Avante) foi homenageada na solenidade de comemoração dos 10 anos da Ronda Maria da Penha, com entrega de certificado reconhecendo sua contribuição no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Reconhecimento 2 - A condecoração é resultado da solicitação da parlamentarpara a expansão e implantação do projeto nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, Coari e São Gabriel da Cachoeira.