A iniciativa envolve cursos de mestrado e especialização na área de segurança pública
Treinamento dos que atuam nas equipes de atendimento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). (Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) passará a oferecer cursos de pós-graduação em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para capacitar os servidores. Os custos serão financiados com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Serão oferecidas 330 vagas distribuídas nos cursos de mestrado em Segurança Pública, especialização em gestão estratégica em Segurança Pública, especialização em Segurança e Saúde no Trabalho aplicada à Segurança Pública, dentre outros.
Revista O anúncio foi feito ontem pelo titular da SSP-AM, Vinícius Almeida, durante cerimônia de lançamento da revista científica “Segurança Pública na Amazônia”. O periódico apresentará artigos científicos de especialistas em segurança pública do Amazonas que apresentarão resultados de pesquisas científicas que identificam os desafios para as políticas públicas da região.
Mais membros O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta sexta-feira a permanência de Rafael Bertazzo como procurador-geral do município pelos próximos quatro anos, e confirmou ainda a continuidade de Marco Aurélio Choy no cargo de vice-procurador do município, reforçando a aposta em uma gestão jurídica alinhada às metas estratégicas do governo municipal.
Cirurgias Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) nesta sexta-feira aponta que 231.770 mil cirurgias foram realizadas de janeiro a outubro, no Amazonas, além de 685.948 consultas especializadas. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressaltou a ampliação da oferta de cirurgias.
Cirurgias Segundo ela, este ano, os números são resultado da adoção de um programa de intensificação nas áreas de maior demanda, como os procedimentos ortopédicos, ginecológicos e cardíacos (angioplastia e cateterismo). Foram 2.261 cirurgias extras realizadas de maio a novembro, sendo 1.015 ortopédicas, 116 ginecológicas e 1.130 procedimentos de angioplastia e cateterismo.
Proibição... O Senado Federal aprovou, em 18 de dezembro de 2024, projeto de lei que proíbe o uso de celulares por alunos nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A medida, que já recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrará em vigor em 2025, marcando um esforço nacional para equilibrar os benefícios e prejuízos do uso de dispositivos móveis no ambiente escolar.
...de celulares No Amazonas, a proibição de celulares nas escolas existe desde 2007 quando a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do então deputado Belarmino Lins. Na época, o PL recebeu amplo apoio da sociedade, como o Colégio La Salle, Colégio Latus Sensus, UESA, Conselho Estadual de Educação, do Conselho Tutelar e a União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA).
Fins pedagógicos A nova legislação estabelece que o uso de celulares será permitido apenas para fins pedagógicos, situações de acessibilidade ou em casos excepcionais, como emergências. Além disso, as redes de ensino e as escolas terão a responsabilidade de criar estratégias para promover a saúde mental dos estudantes, incluindo treinamentos para prevenir e lidar com os impactos do uso excessivo de telas.