Vereadores se apresentam como candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Manaus, cuja escolha ocorrerá no dia 1º
Ex-presidente da CMM David Reis tenta voltar ao comando da casa e terá como adversário o vereador Rodrigo Guedes (Foto: Divulgação/CMM)
A dez dias da eleição que definirá quem comandará a Câmara Municipal de Manaus (CMM) nos dois primeiros anos do segundo mandato do prefeito David Almeida (Avante) ao menos dois vereadores figuram, nos bastidores, como candidatos à presidência da Casa: o ex-presidente David Reis (Avante), que comandou a CMM de 2021 a 2022, e o vereador reeleito Rodrigo Guedes (PP). O primeiro, segundo fontes consultadas pela reportagem, tem a preferência de David Almeida, do governador Wilson Lima e de sua base. O segundo pretende disputar o pleito pela oposição.
O vereador David Reis é filho do secretário de limpeza pública de Manaus, Sabá Reis, que também já foi vereador e sete vezes deputado estadual. David Reis foi eleito para o legislativo pela primeira vez em 2012 e conquistou mandatos consecutivos em 2016, 2020 e agora em 2024.
O parlamentar foi diplomado na terça-feira para o quarto mandato. Sua gestão à frente da CMM foi marcada pelo aumento do cotão em 83%, pela licitação para a construção do prédio anexo da casa que custaria R$ 32 milhões, mas que acabou sendo descartada pelo próprio vereador. Além disso, ao final de seu biênio, tentou mudar a Lei Orgânica do Município (Loman) para garantir mais dois anos no comando da CMM, o que acabou não ocorrendo.
Apesar do prefeito de Manaus, David Almeida, ter negado em coletiva de imprensa, durante sua diplomação, que a CMM tem autonomia para escolher o seu presidente, nos bastidores David Reis figura como o candidato ungido pelo prefeito. “É uma escolha exclusiva dos vereadores, sem interferência, sem articulação nenhuma do executivo”, afirmou na ocasião.
Segundo o vereador Diego Afonso, pelo que tudo indica, a base do governador Wilson Lima “converge para a união” ao nome de David Reis. Ele disse que Reis já tem maioria dentro da Casa, mas negou que as reuniões do vereador tenham sido para pedir voto.
Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta, o governador Wilson Lima foi questionado sobre o apoio para a presidência da CMM e disse que sua base deverá escolher um nome mais alinhado ao União.
David Reis tem se articulado com os demais parlamentares desde o resultado das eleições municipais para retornar à presidência. Durante este mês, o vereador publicou fotos de reuniões com colegas parlamentares, incluindo os recém eleitos.
Articulações
Entre os 21 eleitos e reeleitos que aparecem nas postagens do instagram de David Reis, estão: Sérgio Baré (PRD), Jaildo Oliveira (PV), Saimon Bessa (união), Allan Campelo (pode), Diego Afonso (União), Marcelo Serafim (PSB), Professora Jacqueline (União), Pai Amado (Avante), Rodinei Ramos (Avante), Yomara Lins (pode), Raulzinho (MDB), Eduardo Alfaia (Avante), Eduardo Assis (Avante), Elan Alencar (DC), Everton Assis (União), Gilmar Nascimento (Avante), Ivo Neto (PMB), Raiff Matos (PL), Joelson Silva (Avante), Jander Lobato (PSD) e Rosivaldo Cordovil (PSDB).
Reis poderá contar também com o voto daqueles que apoiaram o prefeito David Almeida: Roberto Sabino (Rep), Professor Samuel (PSD), Mitoso (MDB), Kennedy Marques, Dione Carvalho (Agir), João Paulo Janjão (Agir), Rosinaldo Bual (Agir).
Além desses, a CMM será composta por vereadores que apoiaram Roberto Cidade e, até o momento, não aparecem em registros com David Reis, como Aldenor Lima e Marco Castilhos, ambos do União, partido do governador Wilson Lima.
Oposição?
Entre o vereadores que devem fazer oposição estão os do PL: Capitão Carpê, Coronel Rosses e Sargento Salazar; do PT, o vereador Zé Ricardo; do PP, Rodrigo Guedes e Delegado Rodrigo Sá. Aqueles que não apoiaram a reeleição de David Almeida e, até o momento, não declararam apoio são: Paulo Tyrone (PMB); Thaysa Lippy (PRD), Eurico Tavares (PSD) e João Carlos (Republicanos).
Reeleito para o segundo mandato de vereador, Rodrigo Guedes participou da gestão do ex-prefeito Arthur Neto, antes de chegar à CMM em 2021. O vereador disse ao A CRITICA que deixou seu nome à disposição para a presidência da CMM como oposição a David Reis. “Eu não tenho a menor dúvida de que o Davi Reis é a escolha do Davi Almeida, todo mundo sabe disso, porque ele é o que vai bater no peito e blindar 100% a prefeitura de qualquer tipo de investigação”, afirmou Guedes.
Rodrigo Guedes afirmou que está se articulando com os demais parlamentares de oposição para que Reis não retorne ao comando da Casa.
Guedes criticou a gestão de David Reis. “Eu acho que o vereador que votar no Davi Reis, e falo também de forma muito respeitosa, mais aberta, ele está deixando claro que ele quer a Câmara simplesmente prostrada à Prefeitura. A gestão Davi Reis, não tenho a menor dúvida de que se ela acontecer, novamente vai ser recheada de escândalos, recheada de coisas imorais, e vai ser uma grande derrota da cidade de Manaus”.