Tema ganha uma terceira proposta de discussão em nove anos com forte mobilização virtual
(Foto: Agência Câmara)
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) anunciou em suas redes sociais que sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina o fim da escala de trabalho 6x1 conseguiu assinaturas necessárias para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. O projeto agora deve ganhar um número e ser debatido entre os parlamentares.
Em sua postagem, a deputada afirmou que o número de apoios superou o mínimo de 171 assinaturas exigido pela lei e já se aproxima de 200 signatários. A parlamentar e o vereador carioca Rick Azevedo (PSOL), criador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), convocaram uma coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara às 17h (horário de Brasília) para falar sobre a proposta.
Dos deputados do Amazonas, assinaram a PEC: Saullo Vianna (União), Amom Mandel (Cidadania), Sidney Leite (PSD) e Átila Lins (PSD). Os deputados Adail Filho (Republicanos), Silas Câmara (Republicanos) e Capitão Alberto Neto (PL) ainda não se posicionaram.
Em outra postagem, Erika Hilton se somou a outros parlamentares e movimentos que convocaram manifestações em apoio à PEC para esta sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República. Até o momento, estão marcadas manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
“Estamos na ofensiva, mas a nossa luta apenas começou. Ao atingirmos o número de assinaturas, é apenas o início da tramitação da PEC na Câmara. A pressão contra nossa proposta vai aumentar, há muitos interesses em jogo e nenhuma conquista dos trabalhadores foi fácil em nossa história. Às ruas nesse dia 15”, escreveu.